Encalhado

Como Deus mudou a minha vida (e também a da minha esposa…

Um dia, estava a conduzir o meu camião com semi-reboque rebaixado pela cidade holandesa de Haarlem. Transportava uma enorme empilhadeira de 12 toneladas, que devia descarregar no terreno industrial de Waarderpolder. O mastro desta empilhadeira era bastante alto… Por isso, quando me aproximei de um viaduto ferroviário, diminui a velocidade. Com a porta aberta, olhei o mastro da empilhadeira, e por sorte dava para passar, por pouco. Fechei a porta, e segui por debaixo do viaduto. No entanto… devido a que o viaduto estava um pouco inclinado, o camião ficou agarrado nos últimos centímetros. O meu pensamento foi: ‘Com um impulso forte, poderei terminar de atravessar o viaduto. E com uma boa pisadela no acelerador, consegui o que queria. Porém então vi-me em grandes apuros! Ao longo do viaduto ferroviário grande havia outro mais estreito, para pedestres, que não tinha visto antes. Quando o mastro ficou livre da pressão do primeiro viaduto, a sua ponta subiu, no espaço livre entre os dois viadutos. Já não podia mover o camião nem para a frente, nem para atrás. Normalmente eu sei como agir, mas a situação dava o que pensar. Além disso, tinha que actuar com rapidez, pois não queria que chegasse a polícia devido ao ‘arranhão’ que tinha deixado no tecto do viaduto. Esvaziei completamente os pneus da empilhadeira e parcialmente, até o máximo que considerava recomendável para poder chegar ao meu destino, os do semi-reboque rebaixado. Consegui então desvencilhar-me, por pouco. A partir desta experiência, passei a levar um mapa no camião que continha (quase) todos as passagens inferiores e viadutos com a indicação das alturas livres e distâncias ao solo.

Encalhado

Também na vida é possível ver-se preso, num impasse. Muitos vêem-se em problemas e tentam escapar destes com a ajuda de ‘truques’. E até que às vezes estes truques parecem levar a um bom resultado. Atenção; digo ‘parecem levar a um bom resultado’, porém na realidade os problemas aumentam e a solução vê-se cada vez mais difícil. O que passou comigo com o semi-reboque, passava-se também com a minha vida. Não era honesto e estava sempre a bagatelisar as coisas. Na verdade, havia um distanciamento cada vez maior entre Fija, a minha esposa, e eu. O meu estilo de vida estava a destruir-me. Uma coisa estava clara para mim. Esta maneira de viver não estava correcta. Queria mudar a minha vida, mas não sabia como. Quando tentava melhorar a minha vida, percebia sempre que tudo terminava em um fracasso e recaia sempre nos meus velhos hábitos. Por alguma razão, as coisas terminavam sempre mal.
Finalmente encontrei a solução. Entrei em contacto com alguém que me disse que os meus problemas não eram tão únicos. Muitas pessoas tinham, dizia esta pessoa, os mesmos problemas que eu, alguns um pouco mais, outros um pouco menos. Recebi dele o conselho de ler a Bíblia e principalmente o Evangelho de João. A minha esposa e eu decidimos fazer isso juntos. Descobrimos que ambos tínhamos problemas. Que estávamos a fazer coisas erradas. A Bíblia chama a isso de pecado e esse pecado provoca uma separação entre o homem e Deus. Na Bíblia lemos entre outras coisas que o Senhor Jesus diz: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.’

Ajoelhámo-nos então e contámos de forma simples a Deus que éramos pecadores e pedimos perdão por tudo o que tinha saído errado na nossa vida por nossa própria culpa. Também pedimo-nos mutuamente perdão e nos dirigimos a pessoas que de alguma forma tínhamos tratado mal. O que pudemos reparar com as pessoas, o fizemos na medida em que éramos capaz. Agradecemos a Deus por ter o Senhor Jesus, o Seu Filho, morrido pelos nossos pecados e depois ressuscitado. Deus então perdoou os nossos pecados e renovou a nossa vida. O nosso matrimónio tornou-se melhor do que estava antes quando recém nos conhecemos e ficamos apaixonados. Tudo isso não foi uma coisa que durou somente alguns momentos. Poder-se ia pensar que se tratava de um capricho momentâneo, mas realmente isso não era o caso. Depois de termos entregue as nossas vidas ao Senhor Jesus, Fija e eu ainda conhecemos juntos durante quase trinta anos toda a felicidade deste mundo. Depois de um matrimónio de 32 anos, depois de ficar gravemente enferma, ela foi ao Senhor Jesus onde a verei quando for chegada a minha hora de abandonar este mundo.

Deus realmente mudou as nossas vidas. Talvez esta parte da minha vida e a da minha esposa sejam uma fonte de inspiração. Mesmo que você ainda não tenha arruinado a sua vida como eu o fiz no passado… também necessita do Senhor Jesus para con-quistar a felicidade eterna. O que Ele fez na nossa vida, Ele também quer fazer com a sua. Procure um lugar tranquilo onde possa estar só, talvez na sua cabina. Foram tantas as vezes que rezei na minha cabina! Não importa se prefere gritar de viva voz ou falar de forma suave, sussurrando; tudo o que Lhe diga com seriedade, Ele escutará. E Ele lhe responderá dando-lhe tranquilidade, sempre que se comunicar com Ele de forma honesta.
Já mencionei o mapa no meu camião. Sempre o consultava quando tinha que passar com o meu reboque por uma passagem infe-rior “duvidosa”, especialmente quando estava levar uma carga muito alta. Actualmente levo comigo também outro livro, a Bíblia. Ali leio sobre o amor de Deus por mim e os Seus planos para a minha vida. Este Guia me protege contra um impasse espiritual.

A Bíblia menciona dois caminhos. Sobre o primeiro caminho, Ela diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” (Provérbios 14:12). Isso é muito grave, pois significa que quando alguém morre sem o Senhor Jesus, está perdido para sempre. Eternamente separado de Deus. Este era o caminho que estava a seguir antes de dar a minha vida ao Senhor Jesus.

O segundo Caminho mencionado na Bíblia é o Senhor Jesus. Ele diz: ‘Eu sou o Caminho…’ (João 14:6), ‘aquele que crê em mim, tem a vida eterna!’ Isso significa a vida eterna, feliz, na proximidade de Deus. Uma vida maravilhosa que não terá jamais um fim! Este é o Caminho que estou a percorrer, o Caminho da eterna felicidade. Qual é o caminho escolhido por si? Caso ainda esteja no caminho errado, faça o mesmo que quando tenha seguido o caminho errado no seu camião: dê meia volta e tome o caminho correcto.
item2

Martien Stam
motorista de camião

VIDA NOVA

nome*

esmalte*

nacionalidade*

tópico

sua mensagem

disponível gratuitamente
BíbliaCDCourse

endereço

código postal

residência

*são necessários